domingo, 17 de janeiro de 2010

O Haiti poderia ser Aqui

"Pense no Haiti. Reze pelo Haiti. O Haiti é aqui. O Haiti NÃO é aqui"
(Caetano Veloso/Gilberto Gil)

Desde o primeiro noticiário que pude ver relatando acerca da recente catástrofe ocorrida no país mais pobre das Américas, que esses versos da canção "Haiti" de Caetano e Gil na interpretação de Elza ressoaram em minha mente.
Não é de agora que o Haiti precisa da ajuda do mundo. O Brasil é uma nação que vem há anos cumprindo um papel social no Haiti. Vale aqui mencionar e honrar todo o empenho de militares de nossa Força Nacional bem como de militantes como a notável Sra Zilda Arns, mundialmente reconhecida por suas ações sócio-religiosas e fundação de projetos como a Pastoral da Criança, que dedicaram anos de suas vidas na tentativa de levar dignidade àquela parcela de gente que sempre foi esquecida pelo mundo e que infelizmente foram umas das cerca de 200 mil vítimas da tragédia natural que afundou ainda mais o Haiti no inferno que sempre viveu.
É interessante ver como a Solidariedade ainda vive no mundo. Ao redor do planeta, inúmeras pessoas estão promovendo iniciativas para contribuir na reconstrução do Haiti, que na verdade nunca deve ter se sentido "construído". Impulsionados também, é claro, pelo exemplo de pessoas públicas como políticos e artistas que anunciaram suas doações às vítimas sobreviventes.
Por falar em pessoas públicas, a cantora brasileira Sandy Leah, questionou em seu Twitter o fato de muitos brasileiros, comovidos pela tragédia, estarem ajudando o primo de Continente bem mais do que ajudam a mudar a realidade do próprio Brasil. A cantora ainda completou no mesmo comentário que considera formidável essa atitude, mas que deveríamos parar para pensar no que fazemos pela nossa nação.
Não aponto críticas ao comentário da Sandy. Arnaldo Jabor, inclusive, falou algo parecido ao citar o esquecimento global que sempre sofreu o Haiti e esse surto de imediatismo solidário que passa agora por conta da catástrofe.
Uma tragédia dessa dimensão mexe muito mais com o sentimento universal, isso é óbvio. Mas, de fato, trata-se de uma nação à margem. Como outros países da América, da Ásia e especialmente da África. Parecem que a toda hora estão num outro mundo. Nós preferimos tapar os olhos, pois ver o que se sucede nesse outro mundo dói os olhos.
Acima de tudo, o Haiti é uma prova viva de quão a desigualdade impera. O Haiti é uma nação morta-viva, com ou sem tragédias dessa natureza. Fato é, que por "sorte" nossa o Haiti não é aqui. Mas, nossa nação tem um quê de Haiti. O Haiti poderia ser aqui.
A tragédia ocorrida tem que nos antigir além de emocionalmente, criticamente. A natureza colocou os olhos do mundo no Haiti, isso não deve ser por acaso.
Além de lamentar o inesperado, é interessante mesmo que nos juntemos à solidariedade global e façamos um mínimo.
Pois, com tanta disparidade no mundo, destruição global e ditadura capitalista, não se esqueçam de que o Haiti poderia ser aqui!


Ps: Para quem é de Recife como eu, por esses dias foi formada uma comissão de solidariedade pelo Haiti, com coordenação de secretarias públicas, entidades não-governamentais além do apoio de empresas de serviços e tele-comunicações para promover uma arrecadação, durante 15 dias, de alimentos, roupas, e Água(garrafão de até 5 litros) para os sobreviventes. Por falar em Água, ver as imagens daqueles homens, mulheres e crianças aflitos pelas ruas correndo de um canto a outro da destruição atrás de uma gota de água é mais que um grito de alerta aos habitantes do planeta Terra.
Aqui estão listados os pontos de coleta no Recife:
Confira abaixo os pontos de coleta:
- Quartel do Derby - 24h
- Praça Professor Fernando Figueira - Das 8h às 18h
- Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (Rua do Imperador Pedro II,
235, Santo Antônio) - Das 9h às 18h
- Instituto de Assistência Social e Cidadania - Iasc (Rua Imperia, 203, São José) -
Das 8h às 17h
- Igreja Matriz das paróquias - De acordo com o horário das Igrejas
- Parque da Jaqueira (a partir das 14h de amanhã) - Das 8h às 22h
- Segundo Jardim, em Boa Viagem (a partir das 14 de amanhã) - Das 8h às 22h.

4 comentários:

Unknown disse...

arrazouh no post heim,qe dizr sempre arrazando.
adoro o modo como vc escreve,parabens.

e vamo ajudar \o.

Eduarda Ramos disse...

É triste isso que tá acontecendo, sempre busco assistir/ler mais ainda os jornais por noticias, têm soldados nossos la não é?! tinha =/

É importante alertas assim, o Haiti será aqui, ou não.

Bravo! (f)

Hermínia Mendes disse...

Belíssimos pontos, vírgulas, interrogações e exclamações!
Sinto muito por essa "desgraça quase que natural" no Haiti. E fico encantada em saber que ainda existe solidariedade no mundo. Mas temos que focar no nosso país, o Brasil também é parte Haiti.

ps.: Fiz minha doação.

Beijo na alma.

Honório Félix disse...

O Haiti é aqui, sim. O Haiti não é aqui. Será aqui. Não, não será. Ou será? Existe um Haiti em cada um. Não existe. Mas existe. Em cada brasileiro.