domingo, 10 de janeiro de 2010

Almas que Teclam

(Obrigado, Bruna Oliveira.)

Bruna diz: Posso fazer uma pergunta?
Elilson diz:
Já tás fazendo uma...(risos)
Pergunte, oras, você sabe que nem precisa pedir. (Mais risos)
Bruna diz:
você é feliz?
Elilson diz:
Ai!
Felicidade, pra mim, é algo quase inatingível...
Mas que é atingível.
(Risos)
Às vezes estou feliz, na maioria alegre.
Alegria é mais comum.
Mas ainda não atingi um nível de auto-felicidade, se era nesse ponto a sua pergunta...
Bruna diz:
Alegria e Felicidade, qual a diferença?!
Elilson diz:
Felicidade é algo mais pleno, é Grande!
Parece-me que nem leva em conta o Tempo.
Alegria são momentos.
Alegria deve ser menos que felicidade.
Alegria é característica, Felicidade é estado...
Não sei explicar, algo assim...
Bruna diz:
você já sabe o que te faria feliz?
Elilson diz:
Sonhar me faz feliz.
Ir a lugares que sinto leveza me faz feliz e triste. (Risos)
A solidão me causa uma felicidade amarga, sabe?!
Por que mesmo estando melancólico, gosto.
Bruna diz:
Gostas de ficar só?
Elilson diz:
E Muito!
Porém, gosto de estar entre meus amigos na mesma intensidade.
É que são oportunidades diferentes de se provar, auto-conhecimento...
Bruna diz:
O que você acha que move duas pessoas a ficarem juntas?
Elilson diz:
Duas? Duas ou mais? (Risos)
Tipo...
Amizade: você só se une com quem te dá paz ou tem algo em comum contigo ou mesmo algo que você admira, mas que nem é comum a você.
Duas pessoas quando se juntam para a vida, construir algo, procuram o que complementa sua alma. Por isso na maioria das vezes, nos apaixonamos mais por quem menos se parece conosco!
Pelo menos é assim que penso.
Bruna diz:
É, pode ser. Que papo mais filosófico e introspectivo, não?! (Mais risos)
Eu queria saber...
Elilson diz:
Continua..
Bruna diz:
Se aparecesse alguém que despertasse em você um sentimento diferente, sensações que você não controla..
Algo diferente de irmandade, paixão ou sei lá o quê... Você se protegeria da sua necessidade de estar perto desse alguém?
Elilson diz:
Nossa, que coisa difícil.
Calma...
Bruna diz:
É, concordo. (Risos)
Elilson diz:
Depende da situação, guria.
Há coisas que a gente sente e nem pode pôr em prática, por que às vezes a vida nos coloca em margens totalmente distintas.
Mas, o que ocorre hoje contigo para fazer essas perguntas?
Acredito que poucos sentimentos meus foram "descontrolados".
Na maioria das vezes o que pensei ser paixão ou início de paixão, eram desejo ou admiração que me confundiam e me faziam querer precisar beijar tais pessoas ou ter que pensar nisso.
Bruna diz:
É muito difícil ser bom, fazer o bem...
Respondendo a você: deve ser crise existencial minha... (Risos)
Elilson diz:
(Outros Risos)
Normal...
Mas, a senhora fazendo essas perguntas a alguém tão equilibrado existencialmente...
Bruna diz:
(Risos)
Por isso mesmo!
Você deve ser bem normal por se questionar tanto.
Tenho medo quando acho que tá tudo bem.
Elilson diz:
É...
Bruna diz:
o que deixaria tua alma suja?
Elilson diz:
O auto-martírio, o rancor.
Bruna diz:
Ler-te me faz bem, sabia?!
Elilson diz:
Mas, acho que é isso...
O apontamento alheio deixa a alma suja, pois todos os dedos são sujos ao apontar.
E também a falta de algo que não tem nomeação, deve ser isso.
Bruna diz:
Você não exerce toda a sua potencialidade de melhorar tudo ao redor e você mesmo?
Elilson diz:
É provável que não... Como assim?!
Bruna diz:
Por que?
Elilson diz:
Essas coisas são ruim de explicar, porque são difíceis de perceber. Você percebe?
Bruna diz:
Não sei...
Parece que, sabendo que a gente pode fazer mais, nada é suficiente.
As pessoas é que enxergam isso pra gente. Reconhecem, tranquilizam.
Quando isso não acontece: vazio enorme.
Elilson diz:
É verdade...
Aí está chovendo?!
Bruna diz:
Aparentemente, não. E aí?
Elilson diz:
É...deve ser apenas impressão dos meus olhos...

7 comentários:

Unknown disse...

Mais uma de tantas conversas importantes que tive contigo...
Eu precisava te encontrar, mesmo!

"É uma grande alma que te possiblita um aprendizado mútuo a cada dia!"
Palavras tuas que, como muitas, poderiam ser minhas.

Obrigada por tudo compartilhado até aqui!
Fico até ansiosa pelas próximas conversas...

Abraçããão! (:

Eduarda Ramos disse...

Que papo mas filosofico heim!
Acho que tocou bem esse... Texto?! Essa conversa, melhor dizer.
Coisas que na verdade eu já imagininaria, suas respostas.

''Amizade: você só se une com quem te dá paz ou tem algo em comum contigo ou mesmo algo que você admira, mas que nem é comum a você.''


Até imaginei tu dizendo isso, e de algo parecido que já me falou uma vez...

Tobias Farias disse...

Que conversa grandiosa.
Faz um bom tempo que não teclo com essa intensidade com alguém.

Questionar,
Questionar-se,
Buscar resposta,
responder,
no fim de tudo...
Crescer.

No meio de toda a escuridão,
seu futuro brilha, guri.

Anônimo disse...

hmm, então temos um filósofo? parece-me inda ummuleque ingênuo, mas se se esforçar há esperança...
kkk, mas q bom q vc pensa um pouco, a maioria das pessoas só agem oh reagem. mas não chamaria de filosofia, não ainda. poemas, talvez. hmm, equilibrado existencialmente...

Anônimo disse...

encontrei no blog de uma amiga, e achei legal. mas entao, vc nao precisa estudar fiolosofia, mas ainda pode ler, tem uns filosofos bons. flw

Unknown disse...

LINDO.

Unknown disse...

conversa interessante,prendeu minha atençao .