domingo, 28 de outubro de 2007

Ainda Há Brasileiros...

A vida do brilhante ladrão

Sexta-feira, eu saía da motononia viciante da internet e me preparava para dormir. Sem êxito. Minha "querida" Nininha, insônia, não falhou...ainda bem!
Em vez de ler, resolvi ligar a TV, pois sei que fora do horário nobre as "grandes" emissoras às vezes aderem a boa prática de transmitir uma boa programação, como fazem o dia inteiro emissoras menores como a TVE e Cultura.
Pois bem, algo no Talk do Jô me chamou atenção, na verdade foi o substantivo que anunciavam ao próximo entrevistado:Sacolinha!
Sacolinha é um homem de seus 25 anos, de aparência simples que logo se limita a exuberante inteligência de suas palavras. Não me recordo de seu nome verdadeiro, só sei que ele ganhou esse apelido quando foi trabalhar como cobrador de ônibus após passar por várias e distintas profissões. Ele sempre soube de uma coisa: era pobre.
Apesar de ter vivido e crescido num meio sem incentivo algum a cultura, ele desde cedo se interessou por literatura. Queria ler muito, queria livros!
Mas, como iria comprá-los?! Ele não tinha dinheiro, nem queria apenas ler os livros das bibliotecas, queria montar sua coleção, pois então virou um magnífico criminoso: ladrão profissional de livros!
Hoje, o menino negro e pobre cresceu em todos os sentidos, e é coordenador de programas de incentivo cultural em secretarias estaduais. E, além de conhecer os literários e suas obras de A a Z, é também escritor de contos. Sacolinha é seu pseudônimo na hora de escrever.
Ele diz com orgulho:"minha vida só se traçou quando eu comecei a ler";"Quanto aos antigos furtos, se alguém hoje quiser me processar que o faça! A única riqueza que eu tenho é uma instante repleta de livros".
Não leitores, não estou fazendo literatura. Essa linda vida existe! Ainda existem brasileiros assim: diferentes do óbvio, do normal, dos que vivem apenas por novelas, futebol e carnaval e de braços cruzados para a realidade, como já descrevi em "Povo Inerte".
Pois, ainda existem. Poucos, mas sobrevivem!

2 comentários:

Fernando" M.Neto disse...

triufante as palavras suas e as dele...

Elilson, ainda podemos sugar algo bom da televisão, mas ainda temos muito o que trabalhar em favor da "culturalização" e "literalização" na televisão. Enquanto insistirmos em programas de auditórios bom bundas e artistas famosas o controle aqui de casa e de muitos outros não pararão de funcionar.


Parabéns!
ADoro sua leitura.
Elilson Lispector. >:D

Abraços, amigo!!

Hamon Dennovan disse...

cobertura total da conquista da copa no brasil de 2014...
� muitos programas ainda se salvam diante da vergonha e mentiras que a tv nos mostra
est�o preoculpado se vamos ter estadios modernos
e s� com a copa que o brasil poderia dar esse salto mas e a violencia, fome , corrup�o so vai amenizar pra receber uma merda de copa?
brasil pa�s do futebol...
brasil pa�s do sofrimento...
brasil pa�s da corrupi�o...
a unica saida � o futebol pra um pa�s que n�o � uma na�o