segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Marcas do Sistema

Aquele parecia ser só mais um dia. Faz um mês. Era sábado, como de costume sai no horário de almoço das atividades exercidas pelo grêmio na escola, e fui em direção ao curso de inglês localizado no centro da cidade.
Foi então que tranquilo eu andava, parecia até estar sem tino, fui surpreendido por um "crimonoso" numa tentativa de assalato. Sobre esse fato ocorrido paro por aqui, pois temo que minha reflexão vire uma rotineira notícia jornalística ou mesmo um depoimento policial.
O grande fato é que esse ato de violência abalou meu introspecto, pertubou minha alma e testa minha essência todos os dias.
Isso! Pois agora não posso ver um homem vestido de tal forma ou que aparente tal jeito na rua, que não sinta medo, angustia, aflição. E depois de todo esse mar de sentimentos preconceituosos, eu acabo às vezes tomando um ato inesperado:simplesmente choro.
Outro dia, largava eu da escola e caminhava pela rua, onde um garoto maltrapilho com uma pipoca na mão me olhava sem parar, acredito que chamado atenção pelo fardamento militar. Só que na hora o que fiz foi parar no caminho cheio de medo. Ele por sua vez num único fôlego de indignação exclamou: "-tás com medo de mim, é boy?!" e foi embora balançando a cabeça. Isso acabou com meu dia.
É por isso então que muitas vezes choro internamente, pois o sistema que vivemos me fez ficar ligeiramente preconceituoso. Logo eu, meu Deus, que abomino qualquer forma de preconceito?!
Mas, essas coisas podem ocorrer com qualquer um. Essa doente sociedade não escolhe quem, apenas acontece.
É daí que me indago: até onde sou vítima?! até onde aquele homem era "criminoso"?! Enquanto fico sem respostas, vou levando a vida-ato tipicamente brasileiro.

2 comentários:

Fernando" M.Neto disse...

Muito bom, amigo...
Um instrospecto que não é só seu, tenha certeza.
INfelizmente é isso que vemos: essa sociedade que inala qualquer pesticida destruidor de virtudes e morais.

Até onde somos criminosos quando aceitamos isso e ligamos a TV no domingo pra assistir o Faustão? Até onde o amigo-assaltante leva consigo a vontade de alimentar seus filhos? Até onde isso vai?

Perguntas: interrogações.
Enquanto isso: vivemos uma vida brasileira, levando a vida... ?? N.Ã.O., amigo, não façamos isso: só piora. Continue escrevendo... isso não é brasileiro: é poético. Não que um anule o outro.

Unknown disse...

pow eu so lamento pelo que vc passou amigo, mas isso foi bom pra uma coisa agora vc sabe como é o sistema dos sem oportunidades, viu o que o sistema faz com seus filhos e viu onde vai a falta do dinheiro destinado a educação que vai parar nos paraizos ficais é amigo vc foi mais uma vitima do sistema falho.
A sujeira como disse nosso presidente está debaixo do tapeta, porque é bem mais facil esconder.
ei pow mas relaxa que a cada um cabe querer mudar o sistema eu vou e vc?