sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Natalismo

Quando dezembro chega fico animado de cara! Não só pela minha comemoração de nascimento, mas também pela 'espiritualidade' que aparentemente domina essa época de desfecho anual.
Nas primeiras semanas do mês 12, os cristãos vivenciam o advento-preparação para a chegada do Cristo- que justifica a comemoração do natal, não é?!
Mas, o que há é um mês marcado, mais do que qualquer outro mês, pelo consumismo, capitalismo, estrangerismo...e vários outros termos que tenham o tal sufixo que você possa pensar!
O são Nicolau por exemplo, pobre espírito! Foi um homem de enorme caridade que habitou neste nosso universo séculos atrás, e que depois teve sua imagem Mortalizada pelo velhinho de barba branca, roupa vermelha e olhos azuis-coincidentemente ou não- as "cores" dos Estados "Unidos" da América, o país que tanto queremos ser.
Lojas lotadas! Um verdadeiro inferno consumista em meio ao nosso quase extinto "inferno verde", como chamavam os colonizadores portugueses.
Será que a estima de uma pessoa por outra só pode ser demonstrada nessa época do ano, e por presentes? É mesmo necessário comprar a sua "roupa de natal"? Talvez se as pessoas descobrissem como e por quem são produzidas essas roupas de marca que tanto transformam em moda se conscientizariam um pouco...Mas, não se preocupem consumistas. Se algum vestimento apresentar problema, liguem para a tal marca e reclamem, que assim as pobres crianças chinesas e africanas em seus respectivos países, aprenderão a fazer melhor com boas palmadas de ano novo!
Essa é de fato uma época de festa. Festa para os capitalistas, alienadores e cia.
O que vivemos de fato nesse período é um natalismo- triste neologismo que tenho de criar para expressar o advento capitalista para o ano seguinte. Pois não esqueçam que 2008 começará com juros e pagamentos. Mas sei que estamos todos acostumados.
Sendo assim, desejo bons pagamentos e que haja dinheiro- ou money- já que falamos tantas palavras estrangeiras...E comecem a se preparar para o próximo tempo natalista que há de vir. Já que as coisas nunca mudam...afinal, somos o país da ordem e progresso! Ou será do tio Sam verde e amarelo?!

3 comentários:

Fernando" M.Neto disse...

E nao podemos ficar calados com tudo isso!
obrigado por fazer sua parte, meu amigo... voce me traz a certeza de que há pessoas que ainda se preocupam com palavras e ações.

Concordo com tudo, meu irmão.
Se voce me permite, talvez utilize teu titulo, especificando, lógico, a sua autoria, em meu texto ultimo!
Se voce autorizar... lógico!

Temos que avaliar todos os costumes, meu amigo... as vezes esquecemos quem nos cerca... e vivemos nosso individual mundinho capitalista!
Até o proximo texto!
Até o proximo introspecto!

Abraço"

suelen disse...

Lil,espectacular reflexão,adorei a crítica. O Natal é tão supremo que ficamos tão encantados pela beleza dessa data ,que muitas vezes não olhamos por essa lado do "festejo capitalista"época onde contratam mais trabalhadores para serem escravizados pela classe exploradora,sendo obrigados a darem td de se,suam,perdem tds as suas forças, muitas vezes passam essa data longe de suas familias e no final o que ganham?dividas...dividas resultado da alienação da publicidade.Americanos....affffffff! tornam o vermelho a cor simbolica do natal o msm vermelho que muitas vezes foi usado em lutas socialistas...derramando sangue,triste! muito triste! a realidade é muito cruel,infelismente fazemos parte dela,é necessario.Porém só nós,os jovens, podemos mudar essa atual realidade,com determinação,força de vontade,coragem e iniciativa.Esse já é um belo começo o proximo passo é trasnformar essas palavras em ação e unir atraves disso cada vez mais jovens para o nosso objetivo.
Vamos unir nossas forças e levantar nossas armas e lutar por um mundo mais justo!
Estou com vc!
luz!

Filipe Torres disse...

Concordo guri!
tanta gente passando fome e o capitalismo lascando tudo e todos!
Fico irritado com essas campanhas de fim de ano para ajudar os necessitados!
Poxa, ajuda o ano todo, so vai ajudar no natal!?
Eles passam fome 365 dias na semana infelismente nao um dia só!

Mto bom isso aki!
Blog ta massa!