sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Caros Cidadãos brasileiros,

É notório o espírito de caridade e sensibilização que caracteriza a maioria de nós, no fim de ano, devido a toda uma tradição cristã que permeia as comemorações natalinas.
Este que lhes fala quer agora ressaltar algo que é nítido, mas que passa por nosso "esquecimento": fome, miséria, desamor, fleuma e tantas outras chagas sociais estão presentes ao nosso redor 86.400 segundos diários, por 365 dias e não apenas no Natal. É bem verdade que, num caótico dia-a-dia como o nosso, findamos por não enxergar mais o outro. É preciso ver além de olhar. Nossa visão em geral é opaca por nossos preceitos, mas deve ser claro o absurdo abismo social que só aumenta entre a maior parte de nós e os que vivem à margem, não é verdade?!; então, por que só praticar solidariedade no fim de ciclo?
Percebendo tudo isso fica evidente a nossa hipocrisia social-cristã. O que vivemos, na verdade, é um Natalismo: o advento diário do capitalismo que nos faz indiferentes a toda essa problemática.
Devemos partir para uma ação diária: lutar contra a fome e a desigualdade a cada amanhecer, numa trilha de passos unidos: eu, vocês e os que, infelizmente, estão à margem, pois todos nós somos população, todos somos seres humanos, e sermos homo Sapiens Sapiens mais que nos une: nos deixa num patamar de igualdade que inexiste na vida diária.
Fraternalmente, e que não seja apenas no Natal,
Elilson Gomes do Nascimento.


Carta argumentativa escrita a partir da proposta da verificação de redação do colégio no dia 17/11, às 14h18, aproximadamente.
Imagem pega no Blog "Metaphsysical Poet".

5 comentários:

... disse...

otimo texto elilson.( ñ é a toa que tirou nove!)
beem é incrivel como o natal faz com as pessoas.
o ano todo voltadas para si mesmo, elas tentam no natal enxergar o mundo. como se só existisse pessoas na rua na época do natal...

abraços.

Anônimo disse...

Desta vez fugiste da carga poética e fizeste uma crítica. Muito interessante as observações feitas e engraçado que a pouco tempo eu também tinha feito a mesma observação (só que não pensei em escrevê-la no meu blog)...

Ps: O texto "Reação Redox" do meu blog, faz parte da nova secção "Operações à Sistemática", que é dedicada só pra críticas à sociedade. Tá bom que eu lhes desprezo, mas quando incomodam eu respondo e os títulos desses textos são de expressões Químicas que têm uma certa relação irônica com os sistemas sociais...

Continue nos falando de coisas especias como as que já tens escrito aqui no "F.I"!

\m|ò.ó|m/

ßJ§ profundos!

Anônimo disse...

Muito polêmico seu texto. Realmente, esses clichês de natal dado por personas me faz ter um certo enjoo. No Natal todo mundo quer ser o bonzinho e esquece dos tamanhos atos de hipocrisia que cometeram e ainda cometem!

Abraço do Seo Zé.

Bárbara Lino ♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bárbara Lino ♥ disse...

Esse "Natalismo", como vc mesmo disse, é o símbolo que emana a dominação do capitalismo, em ditar quando e como se será solidário e porque.
Acredito que algumas pessoas agem de maneira mecanizada, sem entender nem sentir muito bem o que se faz e o porque de fazer tal ação "solidária".

É verdade que, neste ciclo em que se passa, os anos, cada um se recolhe diante de suas próprias necessidades e, quando chega ao fim de cada um deles, no "natal", repentinamente conhecemos milhões de almas caridosas que estavam adormecidas, a espera do comando do capitalismo.

E quem vier me dizer que isso não é verdade, estará, para mim, sendo o maior dos hipócritas.
Afnal, ajudar nãp carece de uma data específica, de clima específico.
É um momento que carece de você e de sua consciência.


Gostei da sua redação.
Parabéns!
*=)