segunda-feira, 9 de março de 2009

Singularidade Feminina.

"Este é um mundo masculino! Mas, ele não seria nada sem as mulheres"
Se olharmos para a história de nossas civilizações, vemos claramente o quanto elas, seja através de atos sensíveis ou mais fortes, pela atuação política ou mesmo pela expressão da sexualidade, sempre foram essenciais para as evoluções e transcedência em que o mundo sempre permeou.
Destemidas por natureza, os seres que concebem o mundo, que em verdade dão concebimento à vida, sofreram por um tempo bem longínquo, as tentativas machistas de estarem à margem das decisões, de terem reprimidas suas inquietações, de terem ofuscadas suas vitórias e méritos. Mas sempre existiu, ao menos uma que se manteve na defensiva, que se destacou por tentar mudar os rumos da construção histórica.
São inúmeras raças e culturas. Hábitos e perfis. Ainda hoje, muitas se vêem sujeitas às imposições de culturas em nações religiosamente tradicionais. Outras se vêm sem força ao estar inerente a qualquer tipo de situação em lugares como a África. E a maioria delas ainda tem de engolir seco atrasos sociais, como receber menos pelo mesmo trabalho, ter rótulos de frágil quando não se colocam ou de puta quando usam sua arte ou corpo, quando os homens ao fazerem o mesmo são ovacionados.
O lugar que elas conquistaram é inegável, bem como sua singularidade, essência e beleza nos mais variados e amplos contextos.
Pagu, Judi Denchi, Fernanda Montenegro, Elza Soares, Christina Aguilera, Maria da Penha, Bethânia, Eliane Nascimento*, Daisy Falcão**, Cate Blanchet, Amy Winehouse, Geninha da Rosa Borges, Marisa Monte, Maysa, Edith Piaf, Lispector, Meireles, Adélia Prado, Maria Luiza Duarte***, Heloísa Helena, Dakota Faning, Abgail Breslin, Cláudia Abreu, Kate Winslet, Marion Cotillard, Marina Silva, Dercy Gonçalves, Lays Vanessa'*, Alanis, Roberta Sá, Santa Tereza de Calcutá, Joana Dark, Carla Mirela'**, Dona Ivone Lara, Furacão Elis, Crisitina Rocha'', Kátia Santos'''...são substantivos, são exemplos , são formas variadas, são visões e traços diferentes, são expressão, são arte, são mulheres!
------------------------------------------------------------------
Legenda: Epígrafe, frase da canção "It´s a Man´s, Man´s, Man´s World" do falecido intérprete e compositor, padrinho da Soul Music, James Brown.
*Minha mãe. **, Minha grande amiga, a fim de representar as demais, atriz e professora pernambucana; ***Minha avó, falecida, de quem pego emprestado o sobrenome, mulher que enfrentou a fome e a seca nordestina, mas que sempre lutou pra educar e alimentar seus filhos; '**-Estimada amiga, onde faço representar as demais; '*: sonhadora, cantora, compositora, escritora, atriz e desenhista com quem convivo e '' e ''' são amigas-professoras, a quem faço merecida citação a fim de também representar as demais que com nobreza enfrentam árduo ofício de educar.

3 comentários:

Anônimo disse...

cê ainda é vivo? o.o

S.Glóss Mountra'l disse...

Depois de um bom tempo,voltei aqui ;)

... disse...

nossa...meniiino
te amuuuuu