sábado, 8 de novembro de 2008

Incomum

"Que belo estranho dia pra se ter alegria!"
Lula Queiroga

Hoje o sol resplandeceu em minha face um sorriso enamorado, tudo está numa neutralidade harmônica.
Hoje, o infortúnio trânsito do Derby não irá me constranger. A poluição visual das propagandas politiqueiras que ainda sujam algumas faixadas e calçadas da cidade nem irão me irritar. Nem se quer o imperialismo do consumo me vitimará. O genocídio declarado da pureza será ofuscado.
Pois hoje, a noite resplandecerá numa aquarela florida de amor. Os palcos irão insinuar a todo mundo como deve soar a arte. Flamingos, Araras-Azuis, Curiós e Onças-Pintadas entoarão um coro maestroso em plena Amazônica contra a extinção.
Hoje, alternativo e convencional se unirão como nunca antes, fazendo com que a tolerância ganhe significado real. O subúrbio terá alcançada sua suntuosidade e os homens de rua encantarão com graça e sensibilidade.
As avenidas estarão cobertas por folhas secas e as praias límpidas em brisa plena.
Ondas de inquietação provocarão o progresso pelos sindicatos e prédios.
Teatros e cinemas se encontrarão repletos com a magia da juventude outrora inerte.
Os automóveis serão largados nas garagens e as pessoas enfeitarão a cidade com olhares.
Hoje, a dita irremediável violência será ofuscada pela luz. Os rios fluirão em brilho eterno.
Corpos garbosos e rostinhos perfeitos sumirão da televisão. O dom será algo quase palpável e sensitivo.
Os jardins cantarão hinos de felicidade e os boêmios chegarão a proclamar a independência matinal.
Não enxergaremos a fome nas calçadas, nem ouviremos as balelas brasilienses. Sentiremos coletivamente a pureza do verde, e as cabeças quase sempre surtadas serão aliviadas pelo toque infantil.
Os jornais divulgarão os conceitos introspectivos. A filosofia transcenderá na mentalidade da famigerada massa, que descartará a mídia.
Nas beiradas dos manguezais a lama traduzirá inspiração recifense e até os mais capitalistas se renderão à embolada multicultural.
Em mais alto tom os anciões expressarão suas inquietudes. Professores estamparão sorrisos brados.
Mas, é na mais alta entonação desta melodia perfeita, que o som falha. Meninas estão sendo mortas em seqüestros televisionados. Farsas musicais voltaram ao topo de nossas paradas. Meninos brasileiros estão virando seriais Killers. Palhaços de terno retornaram ao poder com a aprovação da massa. E estão mudando a estruturação de nossa língua enquanto crianças são mortas nas chacinas. Homossexuais regrediram aos guetos e o invisível apartheid retornou ao cotidiano.
Contudo, é em meio à nossa esplêndida balbúrdia que o samba de Roberta* semeia sua mensagem em nossos cinco cantos fazendo com que a esperança brote em poucos, mas se faça presente ao menos neste escrito de quem clama por misericórdia individual.

*Roberta Sá, intérprete da música em epígrafe, “Belo e Estranho dia de Amanhã”, composta pelo pernambucano Lula Queiroga.

8 comentários:

... disse...

quando começei a ler confesso que pensei em que sonho tu teria pego esse texto ....
pois é , e o engaçado de tudo isso é que somos os maiores criticos de nossos atos mais naum passamos disso .
é uma pena que esse incomum nao se torne um comum diário em nossas vidas naum??? mas enquanto isso ,como vc disse , vamos tentando fazer com que INCOMUM se torne verdade pelo menos em nossas mentes para vivermos mais em paz.

Fernando" M.Neto disse...

Porque tanta seriedade, se tão fulgaz... essa esperança, que balbucia a manhã da vida, acorda lenta e nos faz crer em melhoras. Se lembra da minha velha utopia? Acendesse chama. aipotU, enquanto só for nostalgia.

Sempre, por mais que demorado, estarei te lendo, amigo.

Parabéns.
Adorei este e os que virão, posto sei que não és simplesmente letras: queres ação.

Unknown disse...

Amoree, num sabia que tu escrevia tão bem. Tinham me falado já, mas eu num sabia que era tanto.
Tu escreve com a alma!
Foi tão emocionante ler isso. Num sei se foi pq eu senti essa energia, ou parte dela hoje, se bem que em sentidos diferentes, mas eu acato todas as possibilidades.
Quem dera se todos os dias fossem assim, se isso que tu escreveu fosse acatado também... mas um dia basta, ah se basta!

Vou passar sempre por aqui agora e encher meu ego com esperança, emoção e idéias jorradas!
xêro pr'ocê!

Anônimo disse...

Hoje eu acordei e vim te ler, vim ler não só com os olhos, mas com as entranhas e acabei sem fôlego... Contaminada com tuas palavras, imersa em um clima divino. Palavras são falhas, queria comentar teu texto com um olhar, com um abraço, com a alma, sem palavras. Talvez verbalizar seja a parte mais difícil e menos real que eu encontro para falar sobre o que eu sinto ao te ler. Meu caro, teu efeito em mim é tão mágico e tão forte que eu passo horas e horas relendo, refletindo. Muito obrigada, menino mistério, por conseguir entrar em contato comigo, por conseguir me tocar mesmo estando longe. Vejo que você está “amadurecido”, amadurecendo, é como se você tivesse deixado de ser barco: Agora você é rio. Rio com água limpa, nova que às vezes se turva, mas que vai sem dúvidas desaguar no mar. Um rio necessário para inúmeras pessoas, inclusive para mim, que mata a sede e desperta vida. Continue sendo esse rio permissível e perene e transborde sempre que tiver que transbordar.
Meu mais profundo beijo na sua Alma, meu rio.

S.Glóss Mountra'l disse...

Inerte,e esperançoso,foi assim que meu corpo se encontrou,qdo meus olhos terminaram de ler seu texto.
A paz vista no inicio dele pelo desejo que grita na alma,da um certo descanso,mais a oposição vista no término,pela realidade que silencia o desejo gritado,liberta um certo desespero particular.
Mais é como você almeja,que o INCOMUM se faça presente,ao menos na individualidade de cada,pelo menos assim,o brilho flutua no espirito,aumentando a esperança iniciada pelos próprios.

E não esquecendo,obg pelo seu comentario no meu Paraíso.
Sim,moro em uma cidade visinha ao Recife,chamada Goiana,porem minha convivencia social é aí (Recife) o qual acredito que daqui a 2 meses me mudarei de vez.

Abraços!

Alunos Number Ones disse...

como é bom saber q existe um ser humano tão sensível como vc, que percebe as dificuldade desse mundo cão...q mais seres humanos sintam tudo isso q vc sente!
Você é lindo!!! Continue escrevendo lindamente.
Te amo sempre!!!!

Unknown disse...

Você me faz criar uma enorme esperança. Esperança essa com que entrei perfeitamente nessa linda viagem. Linda visão, lindo coração.
O dom da palavra é pra poucos.
Obrigado escritor, só tenho a agradecer.

ps: Estava sentindo falta.

Unknown disse...

Como sabes, mesmo adorando esse seu espaço aqui, não tenho tido tempo para visitas constantes.
Mas o pouco tempo que tenho de vir aqui e ter o prazer de ler alguns desses textos me faz sentir muita alegria, pois sei que não foi tempo perdido.
E INCOMUM é um texto maravilhoso!
Parabéns mais uma vez, pois como já disse, nunca me cansarei de repetir, você a cada dia me surpreende mais.
Depois de ler INCOMUM, eu fico pensando se pelo menos uma vez na semana as pessoas parassem para colocar em prática as ações desse texto, o mundo concerteza não estaria enfrentando tamanha violência.
E o que me resta é começar por mim mesma a praticar tal ação e assim quem sabe contribuir para uma sociedade mais amável.

ASS: DAYSE LIMA