quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ética Informacional

A utilização da internet já é algo globalizado nas necessidades básicas dos que têm acesso à rede. Segundo dados das Nações Unidas em 1997 o número de internautas era de 70 milhões enquanto em 2007 ultrapassou a marca dos 1200 milhões.
O grande número percentual desse exorbitante contexto de uso corresponde as crianças e adolescentes. Tão clara quanto essa porcentagem é a enorme ocorrência de crimes na rede. Transações de assaltos, pedofilia, racismo, homofobia e a ação dos hackers são frequências alarmantes, inclusive nos sites de relacionamento, como o ORKUT, favorito predominantemente pelos menores de idade.
Diante de tais fatos é evidente que crianças e jovens são os mais inerentes em toda essa rede de criminalidade. Se não bastasse, nos últimos anos, entraram em ascenção páginas na web que incentivam o suicídio. No Brasil, isto ficou evidente através da morte de um menor sudestino usuário do site "suicidio.com".
Segundo os especialistas a grande decorrência de abusos contra menores internautas é basicamente a falta de leis específicas e além disso sobretudo a inércia dos pais que na maioria não controlam ou mesmo acompanham seus filhos no mundo virtual.
Concluo, sob meu ponto de vista, que a diminuição destes rotineiros abusos devem partir de uma estruturação moral iniciante da integração dos pais fiscalizando seus filhos na rede, atigindo a estabilidade de uma ética informacional, pois os menores internautas de hoje podem ser os criminosos cibernéticos do futuro.

2 comentários:

... disse...

menino alem de tudo texto jornalistico ... tas cada dia mais mara e eu adoro isso .

Tobias Farias disse...

Verdade ... texto Jornalístico ein ...
Mára !!!

Pois bem... MEU ponto de vista ^^

Realmente, a fiscalização dos pais de maneira racinal é a atitude que nós do lado da cá do poder acertaríamos mais em adotar.

Mas como dito, de forma racional.
Pois pode se tomar a FISCALIZAÇÃO como:

' Isso é errado: NÃO FAÇA ! '
' FEZ ? CASTIGO !! '

Por questões de Fé e Crença lhes digo ...

Mais do que nunca a educação das Crianças que estão chegando ao nosso mundo terá que ser feita de forma madura, a eficiencia de uma conversa racional, onde se mostra os porquês das coisas, vai ser muito mais eficiente que as palmatórias e cinturões de nossos pais e avós.


Atenção,
Conhecimento é tudo para Qualquer um ^^