segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Rotina Sertaneja

Naquela manhã dominical escaldante eles se reuniram na estação de ônibus. Já era habitual. Semanalmente alguns habitantes de Água Preta iam em busca da capital.
Anciões, adultos, crianças...todos eram retirantes. Eles largavam sua terra, suas histórias, seus amores, e nesta nostalgia complexa, as condições sócio-naturais os obrigavam a se arriscarem na busca esperançosa de um futuro mais digno e feliz.
De longe, sentado numa cadeira de couro, um nobre artista observava sensivelmente os sete retirantes daquele domingo. Uma velhinha sentada numa cadeira marrom, segurava um terço vermelho enquanto o suor escorria em sua testa. Três lavadeiras locais aguardavam angustiosamente o coletivo. Haviam também dois anciões. Um deles, de camisa azul listrada, apresentava uma expressão fleumática, fria. O outro, acompanhado de um cãozinho abatido, sorria ao sabor do vento.
Dias depois, longe dali em Caruaru, um certo Vitalino que minuciosamente observou com lamento a retirada naquele outro município, se pôs a lembrar os efêmeros minutos antes da chegada do coletivo, e retratou através de sua arte singular e espositivista o sofrimento daquelas vidas hoje perdidas entre prédios e "humanos".

8 comentários:

... disse...

hum!!!! depois do dez em redaçao ela só poderia parar aqui

Lays Vanessa disse...

eu nunca vi um texto tão lindo, sicero e "humano". do mesmo jeito que na aula agente se "toca" com o olhar. não é difícil beijar-te com as palavras meu lindo.


prazer em ler-te.


até breve.

Lays Vanessa disse...

lê o mais novo.
é sobre algém que você conhece.
=x

hohohoh.

Cíntia Alves disse...

Bela descrição!
Parece o Quinze!
continue....
Fica na Paz.

Unknown disse...

Me peguei imaginando a situaçao toda. Otima descrição amigo.

Carol Luz disse...

me transportei para a situação, com toda certeza!

parabéns!

Pedro Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Paulo disse...

Não sei nem como começar a te agradecer por todos os elogios e além disso, palavras de incentivos que com certeza tocam minha mais profunda felicidade guardada nos reconditos mais escondidos de meu ser. Muito obrigado. Faço das tuas palavras as minhas. Você tem o maravilhoso dom de se expressar por meio da retórica. Saiba que a admiração é recíporca e ídolos somos um do outro. Sucesso!