terça-feira, 13 de maio de 2008

Sentimento Incógnito

Para Amy Winehouse é "um fato resignado". Em contra-ponto Christina Aguilera canta que "é o necessário para salvar-se de si mesmo" e Marisa Monte declara: "Não se trata de um jogo de azar". Na Bíblia foi descrito como um livrador de temores". Numa visão bem mais profunda Clarice Lispector sabiamente afirmou que "é mais inerente que a própria carência". E para mim, professo que o amor é uma transcriptase reversa* benígna.
Como tal ele destorneia as funções naturais: nos faz querer achar a fuga campestre no mar agitado, buscar nos seios da solidão o conforto aguardado bem como uma contínua compreensão de seus mistérios na reclusão.
Todavia, tal processo retrógado é benéfico, necessário, preciso. É um golpe da graça que alicerça de maneira consistente nosso mundo. Com suas variadas formas, adornos e direcionamentos é capaz de dominar até o mais frio e seco humano. Melhor dizendo, trata-se de um sentimento que engloba todas as espécies de terráqueos em suas particularidades.
Certo dia fui categoricamente questionado se já havia amado. Eu respondi que amo todos os dias. Quando minha alma entra em sintonia com outra através das palavras-a força cinética das relações- ou mesmo através de sorrisos, quando estou em contínuo contato com minha família, com meus amigos, quando afago uma criança, compreendo um animal, enxergo um humano: estou amando. Mas eu tinha razão que a pergunta se referia ao sentido carnal. Agora confesso que nesse ponto várias vezes já obti como a maioria de nós o sentimento que talvez seja o mais incógnito pela sua efemeridade e normalidade: a paixão: eis a virose sensível.
Tenho o dissernimento de que viver sem amor em sua complexidade não é vida. Enquanto eu tiver razão de que existe amor não ousarei em desistir, pois é como diria Machado: "o modo, pouco importa. O essencial é que saibamos amar"!

*Termo biológico: enzima que caracteriza os retrovírus e permite a função desordenada do sistema.

2 comentários:

Cíntia Alves disse...

Uau!transcriptase reversa!!!
É a forma cientifica do amor...
Mas na minha opinião,o amor verdadeiro é dom supremo,é para poucos,para os poucos que carregam dentro de si uma pureza sem fim,seja ela em seus relacionamentos ou consigo mesmo!
Infelizmente esse dom vem sendo banalizado...Mas vc c/ ninguém me revela,p/ intermedio deste texto,que é o amor q sustenta esse mundo...Pq "ainda que eu tenha tamanha fé,a ponto de transportar montes,se não tiver amor,nada serei"(1Co 13:2b),"viver sem amor não é vida".
Fica na Paz.

Bárbara Lino ♥ disse...

Amor...
Para os leigos uma moda, para os insanos uma fuga da realidade, para os amantes tudo!

Adorei seu texto!! Muito mesmo.

Principalmente: "o modo, pouco importa. O essencial é que saibamos amar.."

O amor, em suas variadas formas, deve ser aceito. Afinal, qual seria a graça de todo mundo amar da mesma forma? Chato, não?
hehehe

Beijooss!!
*=)